Trabalhos de Área de Projecto 2009/2010, pelos próprios…

Os grupos da Área de Projecto do 12ºN apresentam, nas suas próprias palavras, as propostas para os trabalhos que pretendem desenvolver…

Grupo 1: Requalificação do Sintra Cinema

“O tema do nosso Projecto é a reconstituição de um espaço público, especificamente, o Sintra Cinema. Pensámos neste edifício, por ser próximo da escola, ser um edifício histórico, abandonado, muito bem localizado, logo uma mais-valia para Sintra e consequentemente para os alunos da escola, tendo em conta que no centro de Sintra não há nenhum cinema, nem local apelativo para os jovens. Contudo este local, que iremos projectar irá ser um local de convívio e entretenimento para pessoas dos 9 aos 99.

Temos como objectivo a criação de um espaço cinematográfico, incluindo uma Sala de cinema/ auditório (onde irão ser rodados êxitos de filmes que marcaram gerações antigas como modernas), um café (alusivo ao cinema) e um espaço para exposições (onde qualquer pessoa poderá colocar os seus trabalhos, projectos, pinturas, desenhos de modo a promover o que for entendido). Na elaboração deste espaço será sempre dada importância e relevância ao Cinema Europeu.

Pretendemos apresentar uma proposta de remodelação para o Sintra Cinema tanto, no seu interior como exterior. Na parte exterior do edifício, pretendemos apenas fazer um estudo de cor e luz para a fachada. No seu interior, mudaremos praticamente toda a sua estrutura, concentrando nos apenas em pormenores alusivos ao Modernismo.

Para produto final, escolhemos apresentar uma maqueta física para representar a parte exterior do Sintra Cinema, e uma maqueta virtual do espaço interior do mesmo.

A nossa escolha para esta apresentação debruçou-se pelo facto de ser uma forma interessante e comunicativa de mostrar, apresentar o trabalho publicamente á turma e á escola.”

Grupo 2: Grão a Grão…

“A Escola Secundaria de Santa Maria escolheu como tema geral de trabalho a sustentabilidade. Com isto pretende-se garantir a integridade do nosso meio.

No âmbito da disciplina de área projecto, o nosso grupo decidiu criar uma instalação artística como meio de chamar a atenção ao consumismo dos nossos dias.

Uma vez estabelecido o objectivo de criar uma instalação e o tema da mesma, houve necessidade de se encontrar um título apropriado. Após a profunda reflexão em grupo, surgiu o título “Grão a grão…”, que é uma parte integrante do provérbio popular português “grão a grão enche a galinha o papo”.

Para a idealização e concretização da instalação existem alguns elementos já discutidos, tais como projecções de vídeo, que traduzam o tema explorando vários efeitos visuais e sensações e uma estrutura criada a partir de materiais e objectos reutilizados. Também a luz é importante para um maior impacto visual. É crucial ter em conta que esta instalação não se trata de uma exposição de obras, mas toda ela é uma obra de arte para ser contemplada como um todo.

Esperamos criar uma instalação que transmita uma mensagem de consciencialização e também que tenha impacto visual, sendo também um contributo para o meio artístico.”

Grupo 3: Sustentabilidade

“Após o surgimento de várias ideias e a rejeição de muitas delas, decidimo-nos finalmente pelo tema “A Sustentabilidade”, através da questão Como difundir o conceito de sustentabilidade e as suas aplicações no dia-a-dia?

Cremos que este é um tema pertinente. Trata-se de um conceito do qual muitas pessoas não estão cientes – reconhecem a palavra ecologia ou reciclagem, desconhecem qual o grande conceito por detrás destas palavras: sustentabilidade. Uma noção do conceito de sustentabilidade pode ajudar a consciencializar a sociedade em geral para a protecção do planeta Terra. Pretendemos, assim, através de um documentário, apelar para a existência do conceito, explicando em que consiste, e como aplicá-lo no dia-a-dia, apresentando diversos exemplos.

Este documentário será humorístico, acessível a diferentes tipos de público (com conceitos e linguagem simplificados), incluirá entrevistas e será, esperamos, apelativo. Realizaremos uma pesquisa intensiva, procurando conhecimentos teóricos (como o conceito de sustentabilidade, por exemplo), conhecimentos práticos (como aprender a editar um vídeo) e soluções análogas. Faremos, claro, entrevistas, não só para incluir no nosso documentário, mas também para estarmos informadas do que se sabe, em geral, sobre o tema da Sustentabilidade.

Temos alguns receios, principalmente em no que toca ao produto final – tememos não conseguir realizar o vídeo como o idealizamos, já que sabemos que a edição do mesmo será o mais difícil. No entanto, as nossas expectativas são bastante positivas e estamos, sem dúvida, muito entusiasmadas com o projecto que escolhemos.”

Grupo 4: Solidão

“O tema do nosso projecto é a solidão e escolhemos este tema porque o objectivo do grupo era dar a conhecer algo realmente importante, como a solidão, que talvez não seja abordada no seu todo.

Sendo a solidão um tema abordado muito superficialmente pareceu-nos pertinente e produtivo tentar chegar à raiz do problema. É um objectivo nosso esclarecer que a solidão não está só de mãos dadas com idosos (não desfazendo deste tipo de solidão, é claro). Pretendemos então salientar aquele tipo de solidão que não se detecta com um simples olhar para uma pessoa, a solidão camuflada, a solidão profunda.

Pretendemos realizar entrevistas que serão gravadas por completo e que não sofrerão qualquer tipo de modificação (excluindo a parte da edição de vídeo), ou seja, todas as palavras contidas nas entrevistas estarão tal e qual como foram proferidas pelos entrevistados. Todas estas entrevistas serão feitas com a devida autorização da pessoa, após lhe ser explicado qual o projecto e qual a sua finalidade.

Quanto ao incluir a fotografia no documentário o grupo encontra-se um pouco receoso pois não quer que o documentário caia no domínio do ridículo.

Por fim, esperamos ter tempo para tudo e conseguir alertar para esta problemática que é a solidão. É quase impossível conseguir encontrar um fim para tal, resta-nos apenas tentar fazer com que algo mude, se tal não for possível pretendemos que ao menos o documentário seja capaz de cativar a atenção do espectador.”

Grupo 5: CSI; Consumo Sob Investigação

“Na disciplina de área de projecto, foi-nos solicitado que criássemos um tema a partir do assunto geral, a sustentabilidade. Inicialmente pensámos em utilizar materiais que seriam considerados lixo, para fazer objectos relacionados com a moda, mas depressa nos apercebemos que esse projecto iria ter bastantes problemas principalmente porque estaríamos a apelar a um olhar fútil, algo que estava decidido afastar, assim, deste brainstorming surgiu o tema consumismo, sendo um problema mundial.

Tendo definido o tema a tratar, concentrámo-nos em idealizar um produto final que mostrasse o consumismo de uma maneira satírica e engraçada mas que, ao mesmo tempo, sensibilizasse o público para esse problema. Assim sendo, rapidamente nos lembrámos de ter como projecto final um filme, que neste caso será mudo por decisão mútua.

Para o título e subtítulo do trabalho era necessário também algo satírico, apelativo e que estivesse relacionado com frases conhecidas, por isso pensámos em provérbios, slogans, títulos de filmes/séries. Daí despertou-nos a atenção para a famosa série CSI: Crime sob Investigação que adaptámos para CSI: Consumo Sob Investigação.

Em relação à concretização do projecto nós esperamos realizar o filme com sucesso e esperamos conseguir fazer um apelo à sociedade, para uma sociedade consumidora de produtos reciclados, superando todas as dificuldades que temos consciência de que vão aparecer.”

Grupo 6: Dependências

“O nosso projecto tem como função sensibilizar e de certo modo, chamar a atenção da sociedade dependente.

A escolha do tema surgiu após de cruzarmos a nossas idéias individuais de modo a conseguir criar uma idéia aceite por todos os membros do grupo. Deste modo, a dependência revelou-se o tema a ser escolhido para elaborar o projecto. Como adolescentes decidimos arranjar um tema pertinente, actual e que tivesse algo em comum com a adolescência acabando por despertar a nossa atenção e o interesse o tema das dependências.

Este tema tenciona sensibilizar os adolescentes para um problema cada vez mais comum na nossa sociedade. Tendo em conta este factor o nosso projecto demonstra em forma artística a verdade, e sensibiliza os adolescentes das consequências de certas dependências.

Do tema geral, focamos em três dependências, a droga, o álcool e o vicio informático, que iremos abordar de maneiras artísticas diferentes. Para o álcool temos a idéia de construir um ready-made utilizando garrafas, de forma criar uma obra que sensibilize os adolescentes. Para a droga, iremos criar uma pintura que exemplifique os estado alucinativo dos efeitos narcóticos, mas ainda não esta decidido. Para o vicio informático, ainda não temos uma idéia fixa, mas pretendemos fazer uma espécie de ready-made que represente o vicio.

Não temos a certeza de como vamos fazer as três obras nem como iremos documentar correctamente o making of do projecto, visto que exige muito trabalho especifico do qual não fazemos idéia com se executa. A única certeza é que com empenho iremos concluir e apresentar o nosso projecto final.

Advertisements