Enunciado OA12 UT7 2009/2010 “Composição Abstracta”

Definição e Objectivos

Baseando-te na técnica de arrastamento de tinta espessa que conheces das obras de Gerhard Richter, em combinação com outras técnicas mais ou menos tradicionais, cria uma composição abstracta dentro dos seguintes parâmetros:

  • A execução é presencial, com uma duração útil máxima de 40 minutos (incluindo preparação e arrumação dos materiais, colocação do suporte, etc),
  • Uma segunda sessão (de continuação) é possível, na aula imediatamente a seguir aquela em que teve lugar a primeira sessão. O objectivo é possibilitar a aplicação de sobre-camadas ou velaturas, dando possibilidade de secagem ao suporte, entre sessões,
  • O suporte será fornecido pela escola e terá as dimensões de 150×100 cm. com uma área útil de trabalho de 110×80 cm.
  • Utiliza meios acrílicos de secagem tão rápida quanto possível,
  • Utiliza o preto e o branco como cores principais para o teu trabalho. A utilização de outras cores não deverá exceder um terço da área trabalhada. Esta orientação não deve ser entendida de forma rígida, tendo em conta que muito depende da intensidade usada nas cores, do efeito da sua interacção e da intenção expressiva que pretendes ver concretizada no teu trabalho.

Tem ainda em atenção as seguintes premissas:

  • Economia de meios e de movimentos, evitando o aspecto “sobre-trabalhado”,
  • Espaço de “respiração” para as formas, tendo em conta o valor expressivo dos espaços vazios e o seu dialogo formal com os espaços preenchidos,
  • Apropriação do poder evocativo das formas abstractas, explorando a sua potencial polissemia,
  • Insinuação de espaços físicos e/ou oníricos.

Percurso e Metodologias

Tenta definir antecipadamente todo o trabalho, visualizando o resultado pretendido, os efeitos dos movimentos, dos gestos e das técnicas empregues.

Experimenta previamente o resultado que é possível obter com as técnicas que estás a pensar utilizar e realiza experiências com novas técnicas. Experimenta diversos utensílios diferentes (improvisados ou tradicionais) que possam ser utilizados na aplicação da tinta.

Desenvolve uma intensa actividade experimental antes de executares o trabalho final. Essa atitude irá conferir-te mais segurança e dar-te-á mais opções disponíveis na altura da concretização.