Tom Price (1973-): Mobiliário extravagante e… “derretido”

© Tom Price. Cadeira derretida “Meltdown Chair”. 2007

O designer inglês Tom Price dedica-se à concepção de mobiliário em materiais sintéticos cujo processo de construção passa pela moldagem a quente de corda, desperdícios de plástico, tubos e outros.

Esta cadeira foi criada através do aquecimento e pressão de molde em forma de assento contra uma bola feita de cordas de polipropileno. A corda começa a liquefazer-se à medida que entra em contacto com o molde. Quando arrefece, deixa impresso no material a forma do molde, que cria um contraste interessante de forma e textura com o restante material original. Não foi usado mias nenhum material adicional (cola, parafusos, etc.). Tudo foi produzido em corda derretida.

This chair is created by heating and pressing a seat-shaped former into a ball of polypropylene rope. The rope begins to liquify as it comes into contact with the heated former and, as it cools, it sets in the shape of a seat creating a contrast in form and texture to the remaining rope. No additional material has been added to make the seat – it is all made from melted rope.

© Tom Price. Cadeira derretida “Meltdown Chair”. 2007

Esta cadeira foi criada através do mesmo processo, mas desta vez o material usado foram desperdícios de plástico.

Tom Price foi convidado para expor trabalhos seus na galeria “Chapter 7” em Hangzhou, China. Para tal, trabalhou durante dois meses e meio numa fábrica de laminagem de madeira nos arredores dessa cidade chinesa, único local que possuía uma bancada metálica aquecida a 230º com possibilidade de derreter os tubos pásticos.

© Tom Price. Mesa-retrato “Confúcio”. 2009

Estas mesas são feitas de tubos de polipropileno branco, cinza e preto, colados a quente e derretidos na extremidade para formar o tampo liso.

© Tom Price. Mesa-retrato “Sócrates”. 2009

Tom Price dispôs os tubos de forma a obter imagens bidimensionais e “pixelizadas” de grandes filósofos da antiguidade; Confúcio e Sócrates.

© Tom Price

Site de Tom Price: http://www.tom-price.com/map.htm

Fonte: http://www.mocoloco.com/

Anúncios