Trabalhos finais OA12 UT8 2009/2010 em detalhe; Vânia Neto – “Mulheres com “M” Grande”

© Vânia Neto: “Mulheres com “M” Grande” 2009/2010 12ºN

© Vânia Neto: “Mulheres com “M” Grande” 2009/2010 12ºN

Para esta unidade de trabalho onde a fotografia é o elemento principal, pensei num conjunto de personagens que se poderiam inserir no tema por mim escolhido. Esse tema é “Mulheres com M grande”, onde mostra várias faces da mulher em algumas classes sociais desde o passado até ao presente e a sua importância perante a sociedade. Na antiguidade, a mulher começou por ser usada como “objecto” para o trabalho pesado (era da escravidão). Com isso, a minha primeira personagem é caracterizada como uma escrava negra e pobre, com vestes simples, de tons terra e branco, carregando uma cesta de roupa suja para ir lavar ao lago.

A minha segunda personagem é uma rapariga também pobre, mas já não sofrendo a escravidão que no passado era usual. Baseada no famoso quadro de Vermeer “Moça com brinco de pérola” (1665-1666), esta jovem era uma empregada explorada no seu trabalho doméstico.

Marie Antoinette, que viveu em pleno século XVIII, foi mais uma personagem que decidi representar, pois foi uma mulher que ao contrário das outras duas, teve um papel bastante marcante e revolucionário. Esteve casada com o rei de França, dando-lhe o papel de rainha e teve uma morte trágica após a revolução francesa, sendo guilhotinada em 1793. Esta personagem foi caracterizada por mim possuindo vestes clássicas, cabelo branco armado e encaracolado, usando jóias e com um ar imponente.

Como ícone da mulher do século XX, a Barbie era um exemplo de beleza e estética. Optei por fazer uma criação humana da boneca nos dias de hoje, com longos cabelos loiros, roupa em tons de rosa e branco, as cores que afiguram melhor a boneca.

Por último e como apogeu dos direitos que a mulher pode ter perante a sociedade, no ramo do trabalho, na forma como se veste (entre outros), baseei-me numa cantora excêntrica e bastante futurista, Lady Gaga, que tem tido um enorme sucesso nos dias que correm. Usando uma cabeleira branca com formas geometrizadas, uma maquilhagem pesada e arrojada e um microfone, foi assim que consegui representar uma cantora com uma atitude incomparável.

Vânia Neto

Advertisements