Enunciado OA12 UT11 2009/2010 – “Projecto Artístico Individual – (PAI)”

O Projecto Artístico Individual afigura-se como um desfecho natural para o percurso desenvolvido na disciplina de Oficina de Artes ao longo do ano. Pretende-se, após a passagem por uma série de temas, técnicas e trajectos criativos, concretizar agora a oportunidade para propores e desenvolveres individualmente um trabalho de projecto cujo tema apresente a maior afinidade possível com as tuas áreas de interesse dentro do vasto campo das expressões artísticas.

Esta proposta de trabalho implica assim que procedas à estruturação e desenvolvimento de um projecto numa área artística do Desenho, Pintura, Escultura, Design Gráfico, Design de Equipamento, Fotografia, Videografia ou Intervenção em espaços físicos.

Metodologia

A tarefa que te é proposta passa pela definição clara de um problema de âmbito visual cuja resolução se concretizará através de um produto final por ti proposto, produto esse que materializará a solução para o problema que definiste inicialmente.

É importante a adopção dos passos metodológicos adequados ao tipo de projecto e ao tipo de solução em vista, contemplando, regra geral, os seguintes passos;

  • Enunciação clara do problema a resolver,
  • Definição de objectivos,
  • Identificação dos elementos que deverão constituir e integrar o desenvolvimento do Projecto;
  • Identificação das disponibilidades técnicas (matérias, materiais e instrumentos) que permitam resolver as primeiras hipóteses formais orientadas para a concretização do projecto;
  • Exploração de técnicas e meios visando soluções inovadoras;
  • Ensaio de modelos;
  • Programação e realização do projecto
  • Apresentação do projecto

Brainstorming individual

Sem prejuízo das ideias que possam estar já presentes na mente de cada um com vista ao desenvolvimento de um projecto com estas características e objectivos, é-te pedido que cries, nesta primeira fase, um conjunto de proposições (frases) estruturadas nas palavras que estão abaixo descriminadas. Deves escolher as palavras de modo a que as frases sejam relevantes ao expressarem uma ideia ou caminho para o teu projecto futuro.

Mantém o espírito aberto a novas ideias que surjam no decurso deste processo. Regista as frases por escrito num suporte para posterior leitura e discussão. O processo de selecção e aperfeiçoamento será realizado numa fase posterior.

Anúncios