Área de Projecto 2010/2011; Actividades, Planeamento e Avaliação

O percurso a seguir na Área de Projecto pela turma 12P neste ano lectivo divide-se fundamentalmente em três fases distintas, sendo que as duas primeiras deverão estar concluídas ainda durante o 1º período.

FASE 1 – DEFINIÇÃO

  • Brainstorming individual (F1a)
  • Formação de grupos de trabalho. Actividades e planeamento (F1b)
  • Brainstorming de grupo. Definição de temas. Formulação de problemas e questões. Título do trabalho. (F1c)
  • Definição do tipo de produto final. Ficha de projecto. (F1d)
  • Cronograma geral. (F1e)

FASE 2 – PLANIFICAÇÃO

  • Calendarização e planificação detalhada de projecto (F2a)

FASE 3 – CONCRETIZAÇÃO

  • Trabalho de pesquisa. Trabalho de campo
  • Elaboração de uma antevisão/ visualização do produto final Maquete/Apresentação/ Simulação. Avaliado no mesmo momento que o REL.A2.
  • Elaboração do produto final

TAREFAS TRANSVERSAIS PARA AVALIAÇÃO

  • Criação e manutenção de um dossier de grupo (DG)
  • Elaboração de um portefólio individual (PORTF)
  • Elaboração de relatórios;
    • Relatório descritivo do projecto (REL.DP)
    • Relatório de actividades do 1º e do 2º período (REL.A1 e REL.A2)
    • Relatório final (REL.F)
  • Apresentações;
    • Apresentação do projecto à turma (APT)
    • Apresentação do ponto da situação à turma (APST)
    • Apresentação do produto final (APF)

NOMENCLATURA

BLG – Blogue de Grupo – É o local de arquivo de todos os elementos recolhidos e elaborados pelo grupo no decurso do trabalho: fichas (F1a, F1b, F1c, F1d, F1e, F2a) relatórios (REL.DP, REL.A1, REL.A2, REL.F), elementos de pesquisa, reflexões pessoais (RF) e outros documentos que sejam testemunhos do percurso de trabalho realizado pelo grupo. Este blogue encontrar-se-á sempre disponível para consulta online. Deverá ser organizado segundo um conjunto de regras específicas que serão oportunamente comunicadas.

RF – Reflexões pessoais – São peças elaboradas individualmente pelos alunos e que deverão reflectir o percurso pessoal ao longo do ano lectivo no que diz respeito ao trabalho elaborado, actividades e iniciativas. Estas reflexões pessoais deverão constituir a manifestação de um juízo crítico referente à actuação de si próprio no desenrolar do trabalho.

REL.DP – Relatório Descritor do Projecto – A função deste relatório, tal como o nome indica, é a de descrever e justificar o trabalho que o grupo pretende elaborar. Deverá começar na escolha do tema, referindo as razões e os métodos que permitiram chegar a essa escolha. Deverá igualmente justificar a pertinência do tema, apontando as questões que o grupo espera resolver ou esclarecer com a elaboração do trabalho. Por fim deverá descrever o tipo de produto final pretendido e justificar essa opção, de entre as alternativas possíveis.

REL.A1 e REL.A2 – Relatório de Actividades (1º e 2º períodos) – Nestes dois relatórios, os grupos irão expor detalhadamente e por ordem cronológica todas as acções e iniciativas empreendidas para a elaboração do trabalho, as decisões tomadas, acompanhadas da respectiva fundamentação e avaliação. É importante que estes relatórios não sejam uma mera enumeração de factos; devem elucidar o leitor quanto à linha de acção e às estratégias adoptadas pelo grupo para levar a bom termo o seu trabalho. Estes relatórios deverão ter assim um carácter essencialmente reflexivo quanto às estratégias adoptadas e quanto ao modo de funcionamento do grupo com vista ao seu aperfeiçoamento posterior.

REL.F – Relatório Final – Deve conter uma análise e descrição de todo o percurso, bem como uma reflexão sobre os resultados obtidos relativamente ao processo e ao produto final, bem como à apresentação do mesmo à comunidade escolar.

APT – Apresentação do Projecto à Turma – Nesta apresentação, o grupo explica o seu projecto, esclarecendo o que pretende fazer, porque o pretende fazer e como o irá fazer. Irá também descrever, numa antevisão, o tipo de produto final que pretende elaborar.

APST – Apresentação do Ponto da Situação à Turma – O grupo irá relatar os progressos relativos à elaboração do seu trabalho, enumerando as tarefas executadas e as que ainda permanecem por executar. Irá também referir as dificuldades sentidas e as alterações de estratégia que eventualmente tenham sido adoptadas face ao plano inicialmente delineado.

APF – Apresentação do Produto Final – Neste momento chave, o grupo irá apresentar o seu trabalho final à comunidade escolar.

Documento completo:

Anúncios