Cor e Espaço, diferenças e semelhanças… O Centro Desportivo de Eichi na Suíça e a ESSM

A escola secundária de Santa Maria de Sintra, após a sujeição às obras de remodelação que estão ainda em curso, apresenta grandes semelhanças com o espaço arquitectónico deste Centro Desportivo de Eichi na Suíça.

É de reparar no espaço rectilínio e ortogonal, definido pelas linhas depuradas e pelos materiais (madeira, cimento, vidro e pedra) a descoberto. As diferenças também são de assinalar, nomeadamente um visível cuidado nos acabamentos e na aplicação dos materiais e o uso criterioso de zonas de cor que quebram a neutralidade dos espaços de cimento. O edifício torna-se assim um jogo bem conseguido de formas ritmadas, texturas variadas e aplicações de cor que pintam de luz colorida e de forma inesperada alguns dos seus recantos.

O ginásio polivalente é também ele um jogo de perfurações circulares que contrastam com as linhas direitas das restantes zonas do complexo.

Antes de sofrer uma remodelação em 2007, as cores aplicadas neste espaço eram quentes, oscilando entre os laranjas e os vermelhos. Posteriormente, foi aplicado um novo esquema de cores que aposta no contraste entre o amarelo limão e os azuis intensos. Superfícies de cor são aplicadas em paredes inteiras e de forma não convencional. A importância da cor…

Fonte: The Cool Hunter

Anúncios