Enunciado OA12 Ut10 2010/2011; Retrato de Artista

Introdução

Neste último trabalho que te é proposto para a disciplina de Oficina de Artes irás confrontar-te com o desafio de sintetizar, numa única imagem final, aquilo que és, aquilo que o teu trabalho artístico é e aquilo que tu pretendes projectar para o exterior de ambas estas coisas.

Essa imagem deverá reunir a obra e o seu autor numa composição que evidencie o melhor de ambas.

Definição e objectivos

Pretende-se que cries uma imagem onde reúnas os elementos que consideres mais representativos do trabalho que realizaste ao longo deste ano, nas disciplinas da tua área vocacional. Deverá conter também uma auto-representação reconhecível. A imagem deverá ser uma síntese apelativa e com impacto visual daquilo que tu és (retrato físico e psicológico), daquilo que é o teu trabalho e também do modo particular como tu pretendes que os outros te percepcionem como pessoa e como profissional/estudante de Artes Visuais.

A técnica ou técnicas a utilizar são de escolha completamente livre. A imagem pode ser fotográfica, manipulada livremente quer na forma, quer na cor. Poderá ser um desenho, uma pintura, uma colagem ou ainda uma mistura de várias destas técnicas.

A premissa básica para a criação desta imagem é a possibilidade desta poder ser utilizada como ex-libris de tudo o que está ligado à tua persona artística. Poderia estar na capa do teu currículo ou do teu portfolio ou ainda como ilustração de um artigo dedicado aos teus trabalhos, por exemplo. A imagem deverá também poder resistir à exibição em formato pequeno (5×5 cm.), sem que os elementos presentes na imagem percam definição.

Em paralelo com a imagem, irás redigir um texto que te apresente como pessoa e como artista. Poderás expressar considerações sobre ti próprio e sobre o que consideras ser a (tua) arte e os teus talentos e/ou expressar a tua visão sobre o papel das artes visuais e daquilo que nelas achas interessante para ti.