Sete Pecados Mortais; Trabalho final de Área Projecto – Grupo 1

Já abriu e vale a pena ir lá ver! Está no Sintra Museu de Arte Moderna até 12 de Junho.

Sete Pecados Mortais

Somos alunas de Artes Visuais da Escola Secundária de Santa Maria que no âmbito da disciplina da Área de Projecto, realizámos a peça aqui apresentada.

A partir da visualização do filme “Seven” (Sete Pecados Mortais) surgiu o nosso tema. Achámos adequado, porque a critica à sociedade esteve sempre presente ao longo da história humana, de forma mais ou menos explícita. A intemporalidade deste tema, poucas vezes abordado pela arte, transporta-nos para uma vontade de relembrar as fraquezas individuais que tão depressa reconhecemos nos outros mas que tão dificilmente vislumbramos em nós próprios. 

Um pouco sobre a história …

Na antiguidade acreditava-se que quem cometesse um dos sete pecados iria sofrer as consequências dos seus actos através de uma estadia prolongada no Inferno. A Igreja cristã considerava os sete pecados mortais como agentes destruidores da vida espiritual dos indivíduos.

Actualmente, perderam o seu cunho de estigmatização religiosa embora continuem intemporais e pertinentes na sociedade contemporânea, sobretudo se fizermos a correspondência com os fenómenos do consumismo, da procura da fama através dos meios de comunicação e com outros factores decorrentes da “sociedade de abundância” em que vivemos…

Orgulho: é designado por ser uma forma de arrogância, vaidade e uma crença exagerada na própria importância.

Avareza: é o desejo excessivo ou voraz de um indivíduo, por posses ou bens. Leva à traição, à corrupção, ou à acumulação de bens em excesso.

Gula: é considerada uma obsessão pervertida em que a comida é o objecto de prazer, de pessoas que vivem para comer em vez de comerem para viver.

Inveja: corresponde a um sentimento de aversão relativo ao que os outros possuem ou de querer o que outros possuem, de uma forma obsessiva.

Ira: é considerado mortal, visto que, o homem pecador fica totalmente fora de si e propenso  assim a atitudes vingativas que podem causar a morte de outros e/ou dele próprio.

Preguiça: é definida como a aversão ao trabalho e ao esforço, traduzindo-se na inércia do individuo.

Luxúria: é o desejo e fixação por prazeres carnais, vai desde a sensualidade à sexualidade obsessiva.

Beatriz Lavrador
Mariana Silva
Marina Cristóvão
Tânia Couto
Carolina Cerqueira