Enunciado OA12 UT5 2012/2013; “Zeitgeist” – A essência do tempo presente

Todas as épocas apresentam uma essência que traduz e caracteriza a mentalidade colectiva dos seres humanos num determinado contexto de tempo e de espaço. Este clima intelectual e cultural é condicionado por uma série complexa de factores em constante mutação. Existe uma expressão de origem alemã – Zeitgeist – para designar este conceito que tem tanto de subjectividade como de utilidade, se quisermos entender a maneira como os vários acontecimentos ocorridos na história humana afectam a nossa maneira actual de pensar e de agir. Por sua vez essa maneira de pensar e de agir irá moldar os acontecimentos presentes e futuros, num ciclo interminável.

Assim como o zeitgeist aspira a ser uma expressão da mentalidade colectiva de uma determinada época, também se pode considerar que existe um outro zeitgeist que define o clima mental e emocional de cada indivíduo, na sua esfera estritamente pessoal.

Nesta unidade de trabalho, pretende-se criar uma síntese visual que unifique estas duas vertentes – social e pessoal – do zeitgeist contemporâneo percepcionado por cada um.

© Sala17/ António Marques 2012

Classificações 12ºM: http://www.scribd.com/doc/126486267/Class-OA12-UT5-12%C2%BAM-2012-2013