ENUNCIADO DES12 UT7 2020-2021 (E&D); “Capa/ Cartaz Minimalista”

O que é o “minimalismo”? Numa definição muito simples, minimalismo é uma corrente do design gráfico que aspira a retirar do campo da obra tudo o que é supérfluo e que não contribui para a mensagem ou efeito pretendido. No fundo, eliminar propositadamente todas as distrações. 

Tanto as capas para livros como os cartazes para filmes têm como função principal cativar o leitor ou espetador para a leitura do livro ou para o visionamento do filme que anunciam. Pretendem ser peças gráficas chamativas cuja abordagem criativa do tema deverá ser representativa da essência da atmosfera, da história e/ou dos personagens presentes no seu conteúdo. Uma cuidada composição, uma boa seleção de cores e um ‘lettering’ adequado são também características necessárias para obter um forte impacto visual.

Nesta Unidade de Trabalho, pretende-se que cries uma Capa ou um Cartaz ‘alternativos’ para um  livro ou para um filme, respetivamente. Além da componente Imagem-Ilustração, irás também criar um lettering adequado que apresente o título, o autor (caso seja uma capa para um livro) e o realizador e/ou atores principais, no máximo de três nomes (no caso de optares por um cartaz para um filme).

© António Marques/ Sala17 – 2020/2021